Um dia bonito e dores da alma
- Débora de Cássia Martins
- 19 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Há dias que nossos olhos tingidos de cinza veem o mundo em preto e branco. Os dias acontecem de forma rotineira, como se as cores dos dias tivessem escorrido pelos vãos dos dedos. Olhamos a vida, os dias, as pessoas, as situações com a dor que cravada está em nosso coração e mente. O desalento se apresenta e há a dúvida se a esperança vale a pena.

U2, na música Beautiful Day, traz esse pensamento de quando a vida nos pede coragem e capacidade para esperar a neblina passar.
You're out of luck (Você está sem sorte) And the reason that you had to care (E o motivo que você tinha para se preocupar) The traffic is stuck (O trânsito está parado) And you're not moving anywhere (E você não está indo a lugar algum)
U2 nos convida a encontrar beleza em meio a dor, ao caos e a confusão que ora ou outra vivenciamos. Que mesmo em meio as dores que nos atravessam há alegrias que se sustentam. Podemos reconhecer e vivenciá-las?
Há nesses momento um convite a não fugir daquilo que dói. A abrir o coração para a dor e permitir a existência dela, mas sem perder a capacidade de ver a beleza, apesar das lágrimas em nosso coração.
See the world in green and blue (Veja o mundo em verde e azul) See China right in front of you (Veja a China bem na sua frente) See the canyons broken by clouds (Veja os cânions quebrados pelas nuvens) See the tuna fleets clearing the sea out (Veja o cardume de atum limpando o mar)
Às vezes esse renovar o olhar requer um esforço de nossa parte, uma ação em direção a um esperançar, a rever o nascer do sol, a sair pelas ruas da cidade em busca de encontrar cor e beleza, um acreditar que "depois da enchente todas as cores vem à tona".
See the Bedouin fires at night (Veja as fogueiras beduínas à noite) See the oil fields at first light and (Veja os campos de petróleo à primeira luz e) See the bird with a leaf in her mouth (Veja o pássaro com um ramo no bico) After the flood all the colors came out (Depois da enchente todas cores vem à tona)
Não há tristeza que dure para sempre.
Não há alegria que seja eterna.
Que possamos, na lida da vida, aprender a sustentar os momentos de dor e aprender com eles.
Que possamos ser compassivos com nossa própria dor e vivermos os lutos necessários.
Que possamos ver a beleza dos dias e da vida a nossa volta.
E quando a alegria chegar, se regozijar com a fartura.
Rir na companhia dos amigos
Festejar em comunidade
Sem se prender.
Comments