top of page

Há situações que nunca terão resposta

  • Foto do escritor: Débora de Cássia Martins
    Débora de Cássia Martins
  • 28 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

A vida é um caos por natureza. Muitos fatores se uniram para que nossa existência se desse nesse momento. Não foi simplesmente uma decisão tomada ou um caminho escolhido. Para um bolo ficar pronto muitos fatores precisam se unir: o forno, a forma e a ampla gama de interações que foi estabelecida para que os ingredientes chegassem na nossa casa, a política do país que nos propiciou emprego para o dinheiro comprar tais itens e as condições sociais para que nossa saúde estivesse boa para irmos ao trabalho e para fazermos o bolo.


Veja, não é simples assim. Não é culpa dos nossos pais as dores que enfrentamos, não é nossa culpa de não termos sido capazes de controlar ou antever certas coisas. Nós, nossos pais, nossos amigos e todo o resto está tudo submergido dentro de uma cultura, de uma época que nos permitem certas coisas e nos limita em outras. E todos esses elementos formaram o bolo que hoje comemos, seja com dor ou com alegria.


Quando o bolo está pronto não dá para saber o que foi misturado. Temos uma massa com um sabor. E é a mesmo processo com as nossas dores. Há coisas que nunca saberemos o porquê aconteceram, como foi o caminho para que aquilo acontecesse. É angustiante, mas nunca haverá resposta para a "origem" do caos.


Por que bebês morrem? Por que tal pessoa sofre com aquela doença? Por que eu sinto essa dor? Por que tal coisa aconteceu na minha história? Essas perguntas podem nunca encontrar uma resposta, mas elas podem encontrar sentido e descarem em paz em seus túmulos. Podemos pensar em hipóteses que atenuem a dor, podemos pensar em possibilidades e nomes que representem. E isso pode ajudar mais que a busca pelo porquê.

コメント


Post: Blog2 Post

©2021 por Débora de Cássia Martins. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
bottom of page